segunda-feira, 8 de maio de 2023

ANTÓNIO ROLA, UMA “AVIS RARA” NA BTV

No pretérito sábado, ao final da tarde, após o desafio entre o Benfica e o Sp. Braga e passado algum tempo, assisti a mais uma deplorável actuação de António Rola, o famigerado especialista em arbitragem que a administração da BTV resolveu eleger para analisar as prestações arbitrais do campeonato, particularmente aquelas que envolvem o SL Benfica.

A percepção que tive, em primeiro lugar, foi que Rola viu o jogo com o cu virado para o relvado. Só pode ter sido com o seu respeitável olho do cu que não viu uma série de barbaridades arbitrais de Godinho Lagarto.

Até poderíamos escrever uma fábula à La Fontaine entre Godinho Lagarto e António Rola. Delicioso seria ouvirmos um diálogo entre esta parelha, nos tempos em que os animais falavam.

António Rola foi no mínimo deprimente na sua análise à actuação de um apitadeiro que tendenciosamente tentou empurrar o Benfica para trás, no firme desejo de que a perda de pontos arrastaria o Glorioso para um beco sem saída. Os quase 15 minutos de tempo extra, prolongando o jogo até ao limite, foi bem demonstrativo que Godinho Lagarto tentou habilmente que os bracarenses conseguissem ainda o empate, nem que fosse à martelada.

No meio do exagero, lá apitou muito a custo para o final. Em suma UMA VERGONHA!

Mas como não quero deixar passar esta miserável actuação televisiva de António Rola, tomei a liberdade de publicar aqui no blogue um texto do “ARQUIVO DA FRUTA” que sugiro que todos os Benfiquistas frequentem no facebook pela sua acutilância em defesa do Benfica - não tem nada a ver com o espaço patológico de um merdas geográfico pendurado em estatísticas e armado em arauto da moral e dos bons costumes, atulhado de anquiloses mentais, parado no tempo e que julga que o Benfica é uma instituição benemérita e de caridade que todos podem ofender e gozar – para além de me identificar com a sua linha editorial e com todas as suas referências ao jogo, à actuação de Godinho Lagarto e a todos os intervenientes do jogo.

Então aqui segue o LOGO da publicação e o respectivo texto:

[Como nos apagaram este post ontem, que estava ilustrado com um vídeo do "Hetacombes" Amaral a dizer que não havia absolutamente nada ligado à arbitragem que tinha feito com o que o Benfica ganhasse o jogo e que o Benfica era um justíssimo vencedor, voltamos a publicá-lo agora só em texto. Talvez a publicação estivesse a ter demasiado alcance e alguém tenha pedido para apagar...é fundamental que se continue sem desmascarar o sistema do futebol em Portugal. O lápis azul continua bem vivo no desporto.

Critério disciplinar de Luis Godinho, o lagarto de Borba, ontem:

- Cotovelada de Abel Ruiz no início do jogo, nada. A vítima era o Otamendi, por isso vale tudo, até armas brancas podem ser utilizadas em lances com o Otamendi

- Pontapé à entrada da área de Niakite, nada.

- Entrada igual de Otamendi e adversário, dá indicação de seguir e faz gesto de choque normal, mas quando vê que é Otamendi pára, volta a trás, dá falta e amarelo. Mais um dos lances surreais desta Liga do Burkina Faso que temos cá em Portugal. Ah, e o lance é no seguimento de uma falta clara sobre Chiquinho que Godinho nada marca (e em frente ao 4ºárbitro, já agora, que devia estar a fazer olhinhos às gajas do Piso Zero que estavam a tirar fotos para o Instagram).

- Bola salta do relvado para a mão do jogado do Braga dentro da grande área (lei fala em bola inesperada, mas nunca desta forma) e nada. Bom a driblar o jogador do Braga, pena o Braga não ter secção de Basquetebol. Penalti por assinalar.

- Faltas, faltonas e faltinhas marcadas contra. A porrada que Neves levou não tem conta. Nada.

- Iuri Medeiros ceifa Neves, com a bola para aí a 2 metros já, zero. Amarelo? Nada. Zero.

- Niakite pontapeia Neves numa saída para o contra-ataque, zero, nem falta. Ah ok, deu a lei da vantagem. E o amarelo no fim da jogada? Zero. Nada.

- 8 minutos de desconto: nem uma única ida ao Var, zero queimar de tempo na Segunda-parte, substituições normais. Pétaculo, Godinho! Dá 20 da próxima, é mais justo! Ah, mas se o Benfica não tiver a ganhar, aponta para os 4 normais, obviamente!

- No final, aquando do início da confusão, faltavam jogar 20 segundos. Acrescentou mais 2 minutos depois de reatar o jogo. Na semana passada vimos um tipo 2 minutos no chão e um árbitro que acaba o jogo 4 segundos depois do tempo dado com um jogador do Boavista a entrar na grande área.

Até o “Hetacombes” Amaral ficou sem lata de se queixar do que quer que fosse, no final de uma arbitragem tão vergonhosa contra o Benfica. Os critérios para lançar os temas na agenda mediática (dominada pela Aliança do Altis de há uns anos para cá) através dos veículos da Cofina, Media Capital e Global Media Group são:

- Se o Benfica é prejudicado => arbitragem normal

- Se o Benfica tem uma arbitragem justa e imparcial => escândalo nacional

- Se o Benfica é beneficiado => motivo para ficar gravado na memória e ser difundido em todos os programas ad-eternum

O mesmo funciona para o FC Penalti:

- Se o FC Penalti é beneficiado => arbitragem normal

- Se o FC Penalti tem uma arbitragem justa e imparcial => escândalo nacional, um roubo sem precedentes, árbitro e familiares deviam ser empalados em praça pública

- Se o FC Penalti é prejudicado => não sabemos, é fenómeno raro, como os eclipses solares. Reza a história que a última vez que aconteceu foi em Campo Maior, com o Bruno Paixão, em 1927 para aí. É a única que eles referem.

Se ontem foi assim, o próximo fim de semana em Portimão com o Soares Dias vai ser giro de ver. Pensem que o jogo em Portimão vai ser um jogo normal e depois venham chorar, ouviram Rui Costa e Fernando Seara?]

 

Depois disto, os responsáveis pela BTV ainda terão o desplante de manter António Rola na estação como comentador de arbitragem?

1 comentário:

  1. 1. O passarão de Santarém de facto enoja. Idiota com tiques de peneirento, diferente de vaidoso e bem pior. Deveria ser posto a andar e levar o narrador que diz ficar arrepiado. Mas na BTV há lá mais a mais.
    3. A referência ao romântico anquilosado, parou no tempo, é de mestre e subscrevo, porque, além do mais, não gosto de gente que acha que gravita sobre os demais.
    Carrega Benfica!

    ResponderEliminar