sexta-feira, 24 de maio de 2024

ATURAR ONZE BURROS + 1 É OBRA, MAESTRO!


Rui?!?...

Mas que abuso é esse?

A entrevista do Presidente do Benfica a diversos órgãos da CS sobre a época que findou era aguardada com grande expectativa.

Alguns minutos após o início da sessão, pomposamente denominada “Media Open Day”, foi com a habitual desilusão que vi 11 apóstolos jornalísticos anti-Schmidt a exibirem uma performance confrangedora tomando as dores de uma mini-minoria ruidosa de gatos-pingados, mais o encolhido do costume e que de tanto querer demonstrar isenção, curiosamente não borrou desta vez a pintura e fez com objectividade a primeira pergunta, sacramental, que até permitiria que a sessão acabasse logo ali.

Assim, Hélder Conduto que pouco valorizo na BTV, vincando como se impunha e muito bem, o atributo de Presidente do SLB a Rui Costa, lá engatilhou a pergunta óbvia, e que teve uma resposta também óbvia:

- “Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica, tendo em conta a época da equipa principal de futebol… e atendendo à forma como terminou e com o ambiente que se viveu, acha que estão reunidas as condições para Roger Schmidt continuar como treinador do Benfica?”

O Presidente do Benfica, Rui Costa, foi lapidar:

- “Roger Schmidt é e vai continuar a ser treinador do Benfica”.

Para mim, a entrevista tinha acabado logo ali. Mas como o SLB, na pessoa do seu Presidente, tinha que satisfazer a curiosidade mórbida da rataria jornalística em relação ao treinador germânico, lá tive de assistir a uma aula sua de gestão sobre futebol, com urbanidade, classe, conhecimento, com um discurso fluído, razoável e sensato que mostraram a categoria e a competência de um catedrático do futebol, tão bem cognominado desde os seus tempos de brilhante jogador em Itália, como “O Maestro, Príncipe de Florença”.

“Rui, Rui Costa, Rui, Rui, Rui, Rui Costa, Rui Costa, olá Rui Costa, olá Rui Costa, boa tarde Rui, Rui Costa”.

Sim senhores! Nenhum dos bate-teclas de aluguer teve a elevação de se dirigir a Rui Costa, chamando-o pelo cargo que naquele momento representava – Presidente!

O Benfica esteve bem ao convocar todos aqueles espécimes para o Benfica Campus, quanto mais não fosse para os confrontar mutuamente num desafio do gato e do rato em que jogaram todos contra todos. Todos juntos, agrupados três a três, (im)preparados para morder os calcanhares ao alemão, repetindo e repisando factos passados, a maioria deles irrelevantes, sem conteúdo futebolístico técnico/táctico, via Presidente do SL Benfica. A actuação daquele “onze” foi de uma gritante pobreza franciscana, bolas para o pinhal, cada um por si e fé em Deus na crença de alguma escorregadela ou lapso do entrevistado, mostrando mais uma vez a péssima qualidade em que actualmente se encontra a comunicação social indígena.

Das primeiras onze intervenções, nove visaram sempre Roger Schmidt e sempre com um cunho intencionalmente pejorativo e negativista. A falta de imaginação, de criatividade e de talento jornalístico foi tal, que aquela trupe mais parecia o coro da banda pimba do Manel do Bicho, que de tanto se repetirem mais pareciam que todos estavam mesmo com a ladaínha do toc’ó bicho, pensando sempre na penca do alemão.

Após o “prefácio” do Conduto, surgiu um tal João Fonseca da RR a falar pelos “benfiquistas”… Dizia ele, “os Benfiquistas querem saber…”

Mas alguém lhe encomendou alguma coisa? Francamente…

Depois apareceu, Alexandre Santos, o duplo do “Cantinflas” da RTP que não resistiu a questionar o Presidente sobre as eleições de 2025 e a querer fazer comparações com o lagartêdo sobre os treinadores. Rui Costa pegou no aguilhão e esvaziou aquele escanzelado balão venenoso da cor-do-ranho de uma forma bem simples – tinha mais em que pensar.

Seguiram-se banalidades de Pedro Mendonça da SPORT TV, Luís Ferreira de A BOLA, David Carvalho da ANTENA 1, até que chegou uma víborazinha que, essa sim, trazia o trabalho de casa bem feito. Filipa Pereira da SIC obrigou o Presidente a puxar dos galões e a mostrar-lhe que apesar das insinuações sub-reptícias que ela ia fazendo no conteúdo das suas questões, não admitia que duvidassem da sua idoneidade e seriedade, amor e dedicação de sempre ao Clube, como pessoa e como presidente do SL Benfica. Depois lá veio outra vez a modorra com Vítor Santos do JN, Jorge Maia de O JOGO, Sérgio Kretino do record das petas com o seu sorriso esverdeado dos peidos, Pedro Carreira da CMTV e para acabar a primeira ronda Rui Loura da CNN/Mais Futebol com o seu acentuado sotaque das tripas à moda da Inbicta.

A segunda volta foi mais do mesmo. Uma chachada deprimente.

A conclusão é simples. Quando esta trupe é confrontada em directo por aquele ou aqueles que pretendem visar, e é claro neste caso que têm actuado via Roger Schmidt para desgastar o líder do Benfica – já o fizeram com outras estratégias com o anterior presidente – ficam bem amansados, encolhidos e acabrunhados, engasgados até, sem saber bem o que questionar.

O frente-a-frente é muito incómodo para quem está habituado a estar tranquilamente em frente a um teclado e sem contraditório. Pela forma como este assunto foi tratado pelo Benfica, as coisas fiam muito mais fino e mostram quanto injusto e degradante é o comportamento jornalístico desta CS espúria quando confrontada mano a mano.

Nem com onze contra um (excluindo o Conduto) se safaram desta vez!

Só faltou o Gonçalo Venturinha, essa peça estratégica da cor-do-ranho da RTP para fazer uma pergunta em alemão ao nosso Presidente. Foi com esta avis rara que começou toda a hostilidade que hoje impera em relação a Roger Schmidt.

Schweppes, digo eu! Eh, eh, eh…

O escrutínio está feito. Mal, insuficiente, incompleto, razoável ou bom, foi feito e à escolha do freguês.

Para a próxima, A BOLA e os outros pasquins, as TV’s rafeiras e as rádios cagalhoeiras cujos comentadores e relatadores não escondem o ódio e a inveja ao Benfica que seleccionem quem quiserem. Levarão sempre a mesma dose para casa.

Espero que os seguintes sejam os vascos amanteigados desta vida.

Terão eles a coragem de enfrentar o Presidente?

Duvido!

Parabéns Presidente!

MAXIMUS VERMILLUS

3 comentários:

  1. Pasquins ? Nem para limpar a rabadilha, é preferível uma pedra, vivam com os dinheiros de quem defendem, que se afundem, porque acima de tudo está a higiene.

    ResponderEliminar
  2. Uma aula de gestão de futebol...do Rui Costa aos burros....a piada do dia LOL

    ResponderEliminar
  3. Não os deixava sair mais da jaula. E ia buscar a menina Brunalgas da Ceilatv para dominatrix das feras.

    ResponderEliminar